terça-feira, 30 de agosto de 2011

Conclusão

Concluir com esse trabalho que existem muitas doenças onde muitas mulheres tem e não sabem.
Existem doenças que a própria vida nos suprende,mais tem outras é causada pelo homem.
muitas ate são pelo fato de conhecimento, falta de cuidados e ate muitas vezes de higiene.
Já tem outras que acontece pelo simples fato de acontecer. O vaginismo não é um doença que se transmite, que mata é sim uma doença psicológica mental, onde vem acontecer com você se caso você passa por algum trauma sexual na infância e isso tem um lado bom onde você vai estar se protegendo de milhares de outras doenças bem piores que a vaginite.
Muitas das doenças não tem cura, mais sim tratamentos que se pode levar dias,meses,ano ou ate a vida toda e isso acontece pelo simples fato de não se cuidar ou ate mesmo de falta conhecimento.
São doenças pouco faladas mais que esta acontecendo muito entre as mulheres, que se demorar muito para ser descoberta pode acabar com grandes sonhos de vida.
Então se proteger é cuidar de si mesmo e do próximo.




Lara  Caroline nº15

Conclusão

Com este trabalho eu conclui que no sistema genital feminino contrair uma doença é fácil,Por isso a pessoa tem que se prevenir usando preservativos e indo ao médico diariamente,com tudo ter muita higiene na parte genital.Existem muitas doenças tanto DST como contraídas por bactérias,e essas contraídas por bactérias não são pegas por relação sexual,Por isso devem ir ao "médico" diariamente.

Conclusão.

Conclui com este trabalho que contrair uma doença genital feminina não é difícil e a maioria delas são transmitidas tendo relações sexuais.
Mas também é facil contrair essas doenças quando não se tem higiene com as partes genitais.
Para previniresse tipo de doenças deve sempre usar preservativos em qualquer relação sexual independente de quem seja o seu parceiro(a).
Mas também se deve sempre ter muita higiene com as partes genitais, mante-las sempre limpas e ir ao medico (ginecologista) sempre até mesmo para fazer exames, por algumas das doenças genitais não tem os sintomas visíveis.
 As partes genitais feminina são umas das partes mais sensíveis do corpo , por isso deve ser cuidada e higienizada com frequencia para que não ocorra o caso de se ter algum tipo dessas doenças, até por que muitas delas prejudicam a saúde e as partes íntimas que são muito importantes.

Gonorréia

Como acontece?

A
gonorréia é causada por bactéria e é altamente contagiosa. A bactéria pode entrar no corpo através de qualquer abertura corporal (vagina, boca, reto).
Ela é na maioria das vezes transmitida através da relação sexual. Nas mulheres, a bactéria normalmente infecta primeiramente o colo do útero. A bactéria pode infectar a garganta e o reto após sexo oral e anal.Um bebê, cuja mãe tenha gonorréia, pode ter seus olhos infectados durante o nascimento ao passar pelo canal vaginal.

Quais são os sintomas?
Você pode ter gonorréia sem ter nenhum sintoma evidente. Quando os sintomas existem, normalmente aparecem entre 2 e 10 dias após a infecção. Eles podem incluir:

- Sensação de queimação ou dor ao urinar
- Vontade freqüente de urinar
- Dor de estômago
- Sangramento menstrual anormal
- Ânus ou reto inflamados (após relação sexual anal)
- Inflamação de garganta (após relação sexual oral)


 

Conclusão ;


Conclusão

         De acordo com todos os conteúdos aqui postados, pude adquirir conhecimentos importantes que ocorrem muitas vezes em nossas vidas .
O sistema genital feminino como todos os outros sistemas possui doenças que podem ser transmissíveis caso não haja prevenção alguma .
Nosso trabalho mostra a realidade desse sistema que é um dos mais sensíveis do corpo da mulher, doenças que eu mal sabia o que eram e qual o seu significado foram postadas me mostrando que existem mais doenças do que eu imaginava .
            Pude ver que existem DST como também existem doenças adquiridas apenas por bactérias . Mas para toda doença existe uma prevenção e também um tratamento . Nosso trabalho mostra bastante que é muito importante quando se tem uma vida sexual que a pessoa conheça bem o parceiro que está lidando , e muitas das vezes antes de manter uma relação sexual vá a um médico especialista da área para que se tenha uma relação segura e sem preoculpação .
            Mas devemos lembrar que nesse sistema não existem apenas DST existem as adquiridas com bactérias mas não somente em uma relação sexual, devemos estar prevenidos pra tudo , por isso é muito importante fazer visitas de rotina ao médico para ver se esta tudo bem .
            Em fim o trabalho foi muito útil para meu cotidiano me dando chance de ter um conhecimento maior sobre o tema citado e conhecendo um pouco mais das doenças que muitas pessoas sofrem .
           

Dispareunia


A dispareunia é um transtorno sexual caracterizado pela sensação de dor genital durante o ato sexual. Pode ocorrer tanto em homens quanto em mulheres, mas é mais comum entre as mulheres. A dor geralmente é sentida durante o ato sexual, mas pode ocorrer também antes e depois do intercurso. As mulheres podem descrever a dor como uma sensação superficial, ou até mesmo profunda; e a intensidade pode variar de um leve desconforto até uma forte dor aguda. É mais freqüente do que se pensa, podendo atingir até 50% das mulheres com vida sexual ativa.
Para que o distúrbio seja denominado dispareunia, a dor deve provocar sofrimento ou dificuldade nas relações interpessoais e não ser causada exclusivamente pela falta de lubrificação vaginal, por vaginismo (contrações involuntárias dos músculos da vagina), por condições médicas gerais ou pela ação de substâncias ou medicamentos. A dispareunia leva freqüentemente à rejeição ao ato sexual, com conseqüências graves para o 
relacionamento atual e comprometimento dos futuros, diminuindo o desejo sexual em diversos graus

Provavelmente o tipo mais comum de dor com a relação é dispareunia de "penetração profunda", onde a penetração do pênis causa dor. Isto é comum durante relações sexuais apaixonadamente intensas, e pode vir e ir, dependendo da posição usada durante a relação sexual. Muitas condições podem causar este tipo de dor, incluindo um prolapso uterino (quando o colo do útero e o útero estão a "deslizar" para fora da vagina devido ao relaxamento dos tecidos que os seguram), "bexiga caída" devido a parto, tecido cicatrizado em torno do útero ou dosvarios (chamados de aderências), um cisto do avario (embora esta seja uma causa incomum de tal dor), grandes miomas uterinos (tumores não cancerígenos do útero), e endometriose, uma condição em que minúsculos implantes de sangue do útero aderem aos órgãos femininos e causam dor. Muitas mulheres sofrem de síndrome do intestino irritável, e as relações sexuais podem fazer o útero chocar com os intestinos, causando dor. Estudos médicos têm mostrado que muitas mulheres com esta doença são relutantes em envolver-se em relações sexuais devido ao medo da dor ou da liberação acidental de gases ou fezes durante a relação sexual. Algumas destas causas de dispareunia de "penetração profunda" são difíceis de diagnosticar, e podem exigir múltiplos exames ambulatoriais e até mesmo cirurgia laparoscopia. Laparoscopia, às vezes chamada de "cirurgia umbigo" é uma cirurgia ambulatorial, onde um tubo iluminado é introduzido no umbigo para visualizar directamente os órgãos da pélvis feminina interna para diagnosticar e tratar problemas. O tratamento destas condições pode exigir vários medicamentos ou mesmo cirurgia, e exige o contributo de um profissional de saúde experiente com estes tipos de problemas.
Em resumo, há uma série de condições que podem causar coitos dolorosos, sendo que na maioria dos casos há uma causa física inicial. Portanto, as mulheres que têm relações sexuais dolorosas regularmente devem procurar os cuidados de um ginecologista, sexólogo ou outro prestador de cuidados de saúde femininos com experiência em relações sexuais dolorosas. Com um pequeno trabalho de detective e cooperação entre o paciente e o seu médico, pode ser providenciado tratamento que conduzirá a uma vida sexual mais saudável e agradável.




Quais são os tipos de dispareunia?
Podemos encontrar os seguintes tipos:
• Primária: quando acontece desde a primeira relação ou tentativa de relação sexual;
• Secundária: as relações sexuais eram normais e, a partir de determinada época, passaram a causar desconforto/dor;
• Situacional: a dispareunia ocorre apenas em determinadas ocasiões ou certos parceiros;
• Generalizada: a mulher é incapaz de conseguir qualquer tipo de penetração, sem que essa se acompanhe de desconforto.



O que causa a dispareunia?
A dispareunia pode ser causada por fatores orgânicos ou psicológicos. Importante destacar que o distúrbio se origina na interação de um conjunto de fatores e não de uma causa isolada. Destacamos os seguintes:
Fatores Orgânicos
• Infecções genitais, tais como candidíase (monilíase), tricomoníase, etc.
• Doenças de pele que acometem a região genital: foliculite, pediculose púbica ("chato"), psoríase;
• Doenças sexualmente transmissíveis, como cancro mole, granuloma inguinal, etc;
• Infecção ou irritação do clitóris;
• Doenças que acometem o ânus;
• Irritação ou infecção urinária;
• Nos homens, podemos destacar a fimose, doenças de pele, herpes genital, doenças do testículo e da próstata.

Fatores Psicológicos
• Dificuldade em compreender e aceitar a sexualidade de uma maneira saudável;
• Crenças morais e religiosas muito rígidas;
• Educação repressora;
• Medos e tabus irracionais quanto ao contexto sexual;
• Falta de desejo em fazer sexo com o(a) parceiro(a);
• Medo de machucar o bebê, quando durante a gestação;
• Falta de informação;
• Traumas infantis relacionados à sexualidade;
• Sentimento de culpa na vivência da sexualidade.

Em uma relação sexual onde a mulher está preocupada, triste, assustada, sejam esses motivos desencadeados por fatores internos ou externos, ela não tem condições de se excitar. Para que isso ocorra, ela precisa estar bem, presente naquele momento da relação. Com a excitação ela ficará lubrificada, o que proporcionará conforto durante o ato em si. Por outro lado, a mulher mal estimulada, com sentimentos ruins relacionados ao encontro sexual, não se excitará adequadamente. Sem excitação não haverá boa lubrificação, logo ela sentirá dor ao ser penetrada. Isso tornará a relação empobrecida, desgastada para o casal, e assim, os conflitos na relação se agravarão cada vez mais. A mulher, com medo de sentir dor novamente na relação, vai evitar o encontro sexual. E novamente o conflito poderá aparecer. Isso tenderá a se tornar um ciclo vicioso, no qual a dor gera medo, o medo gera tensão, e esta gera dor ainda maior.


Como é feito o tratamento?
A consulta média é de extrema importância porque ele será capaz de detectar possíveis fatores orgânicos, que poderão ser tratados. A abordagem dos fatores psicológicos pode ser feita por vários profissionais, sendo o mais indicado o terapeuta sexual.
O tratamento inclui a psicoterapia que tem como objetivo um maior conhecimento de si própria, de seu corpo, sua forma de lidar com o mundo. E, em geral, é muito agradável para a mulher. Pra ela se dar conta de como lida com o próprio corpo, alguns exercícios podem ser indicados; os quais podem ser feitos sozinhos mesmo e às vezes é o mais indicado, pois alguns parceiros podem atrapalhar o acompanhamento.
Por ser uma síndrome psicofisiológica – conjunto de problemas físicos e psicológicos -, não adianta olhar a mulher somente como um organismo ou somente como um ser psíquico. Os dois atuam juntos ao mesmo tempo. Assim, uma equipe de vários profissionais (ginecologista, urologista e psicoterapeuta) também se faz, na maioria das vezes, necessária.
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico da dispareunia, devido a sua variedade, é baseado na
análise dos sintomas. A metodologia mais eficiente para se alcançar o
diagnóstico certo, é o procedimento do ginecologista que se baseia
em 3 fontes de informações extremamente importantes para as suas
conclusões:
(1) As respostas da paciente para as seguintes perguntas: Onde é a
dor? Como e quando ela apareceu? Se houve ou não coitos sem dor?
(2) Exame físico da paciente;
(3) Exames laboratoriais (das secreções vaginais) e radiológicos
(ultrassom e ecografia pélvica). A análise dos sintomas de causa
psicológica, é feita por um sexólogo ou por psicoterapeuta.
Como se dá o tratamento?
O tratamento da dispareunia, também vai variar muito, conforme

Cervice Uterina


De todas as porções do aparelho genital, é de grande importância tecer alguns comentários a respeito do colo uterino ou cérvix. Esta estrutura é a base de todos os trabalhos de Inseminação Artificial, e, por isso mesmo, o inseminacaodor deve conhecê-la muito bem.
Com cavidade reduzida, formado por anéis cartilaginosos com função específica de fechamento do canal, de consistência mais dura, onde sua cavidade reduzida longitudinalmente, liga a vagina ao corpo do útero.
Seu tamanho , espessura e forma diferem de animal para animal (medindo de 5 a 15 cm, normalmente).
Existem raças em que o colo é menor e noutras, ele é maior. Nas novilhas o colo é sempre menor e mais fino, aumentando de tamanho à medida em que o animal tem partos sucessivos. Em vacas a sensação é semelhante a de estar pegando em um "pescoço de frango".
Raramente pode haver a existência de duplicidade de colo, dividido por um septo longitudinal, mas quando isso ocorre, normalmente um é "falso", ou seja, sem continuidade; a menos que haja duplicidade de todo o aparelho genital.
Há necessidade de, em treinamentos práticos em peças de matadouro e posteriormente nas vacas, conhecer e saber a importância de sua localização. Vale a pena lembrar que, ao segurar-se o colo com a mão esquerda, através do reto, o inseminacaodor deve empurrá-lo para adiante.
Assim procedendo, as paredes da vagina serão esticadas, facilitando a passagem do aplicador através da mesma até a introdução no primeiro anel do colo uterino (que está localizado no fundo de saco vaginal).
Daí em diante, o inseminador não deve empurrar mais o aplicador (apenas), mas também fazer movimentos suaves com a mão esquerda, trazendo o colo para o aplicador (vestindo), passando por todos os anéis, até chegar no ponto exato (após o último anel cervical, no início do corpo do útero) onde o sêmen deve ser depositado lentamente.

Se o inseminacaodor deixar o sêmen além deste ponto, comete dois graves erros:
- Primeiro: o aplicador, se introduzido dentro do útero, pode provocar lesões no endométrio ( parede mais interna do útero).
- Segundo: pode acontecer que o sêmen seja todo colocado em um dos cornos mais profundamente. Assim procedendo, a sua possibilidade sucesso será em grande parte prejudicada, pois a ovulação poderá ocorrer no ovário oposto. Quando o sêmen é depositado no início do corpo do útero, haverá sempre espermatozóides em ambas as trompas, para a fertilização do óvulo.
Um ponto que merece ser lembrado refere-se à passagem do aplicador pelo colo uterino que é muito facilitada por ocasião do cio, pois o colo além de aberto, está lubrificado pelo muco.
Vacas de colo sinuoso, com impossibilidade de passagem do aplicador devem, sempre que possível, ser eliminadas do programa, pois o sêmen sendo depositado no interior do colo uterino, reduz as possibilidades de ocorrer a fecundação






Sífilis Vaginal

Como as pessoas pegam sífilis?

A sífilis é transmitida de pessoa para pessoa através do contato direto com a ferida provocada pela doença. As feridas costumam geralmente ocorrer nos genitais externos, vagina, ânus ou reto. Elas também podem aparecer nos lábios e boca. A transmissão do organismo acontece durante o sexo vaginal, anal ou oral. Mulheres grávidas com sífilis podem passar para o bebê. Quando o bebê adquire a doença da mãe ela é chamada de sífilis congênita. A sífilis não é transmitida através do contato com acentos de banheiros, maçaneta de porta, água da piscina, banheira, roupa ou talheres.

Quais são os sintomas da sífilis?

Muitas pessoas infectadas com sífilis não apresentam sintomas por anos, mas ainda assim estão sob o risco de complicações posteriores se não forem tratadas. Embora pareça que a transmissão ocorra através de pessoas com feridas que estão no estágio primário ou secundário, muitas vezes essas feridas não são reconhecidas. Desta forma, muitas vezes a transmissão se dá através de pessoas que não sabem que estão infectadas.

Estágio primário.
O estágio primário da sífilis é geralmente marcado pelo aparecimento de uma única ferida (chamada de cancro), mas também pode haver feridas múltiplas. O período de tempo entre a contração da infecção e os primeiros sintomas pode variar de 10 a 90 dias (a média é 21 dias). O cancro é geralmente firme, redondo, pequeno e sem dor. Ele aparece no local onde a sífilis entrou no corpo. O cancro dura de 3 a 6 semanas e sara sem tratamento. Porém, se tratamento correto não for administrado, a infecção progride para o estágio secundário.

Estágio secundário.
O estágio secundário é caracterizado por erupções na pele e lesões na membrana mucosa. Esse estágio tipicamente começa com erupções em uma ou mais áreas do corpo. As erupções geralmente não causam coceira e podem aparecer enquanto o cancro está sarando ou várias semanas depois. Algumas vezes as erupções do estágio secundário são tão leves que não são notadas. Além das erupções, os sintomas do estágio secundário da sífilis podem incluir febre, dor na garganta, dor de cabeça, perda de peso, dores musculares e fadiga. Os sintomas do estágio secundário da sífilis sumirão com ou sem tratamento. Porém, sem tratamento a infecção progredirá para o estágio latente mais avançado 

Estágio terciário
O estágio latente da sífilis começa quando os sintomas secundários desaparecem. Sem tratamento a pessoa continuará a ter sífilis ainda que não apresente sintomas. Nos estágios avançados da sífilis ela pode danificar órgãos internos incluindo cérebro, olhos, nervos, coração, vasos sanguíneos, fígado, ossos e articulações. Esses danos internos podem aparecer muitos anos depois. O sintomas do estágio avançado da sífilis incluem dificuldade de coordenar os movimentos musculares, paralisia, cegueira gradual e demência. Os danos podem ser sérios o suficiente para causar a morte.

Como a sífilis afeta a mulher grávida e seu bebê?
Sífilis congênita 


A bactéria da sífilis pode infectar o bebê durante a gravidez, quando isso acontece recebe o nome de sífilis congênita. Dependendo da quantidade de tempo que a mulher grávida esteve infectada, ela pode apresentar alto risco de ter um natimorto ou que o bebê morra logo depois do parto. Um bebê com sífilis congênita pode nascer sem os sintomas da doença. Porém, se não for tratado imediatamente, o bebê pode desenvolver sérios problemas em algumas semanas. Bebês sem tratamento podem ter seu desenvolvimento retardado ou morrer.

Qual é a relação entre sífilis e HIV?

As feridas genitais (cancros) causadas pela sífilis tornam mais fácil a transmissão e contágio do HIV. Doenças sexualmente transmissíveis que causam feridas, ulcerações ou rupturas na pele ou membranas mucosas, como a sífilis, quebram barreiras que provêem proteção contra infecções. As ulcerações genitais causadas pela sífilis podem sangrar facilmente, e quando entram em contato com a mucosa oral ou retal durante o sexo elevam o risco de infecção por HIV. 

Como é o tratamento para sífilis?

Sífilis é facilmente curável nos primeiros estágios. Uma única injeção intramuscular de penicilina curará a pessoa infectada com sífilis há menos de um ano. Doses adicionais são necessárias para tratar pessoas que têm sífilis há mais de um ano. Para pessoas alérgicas à penicilina há outros antibióticos disponíveis. O tratamento matará a bactéria da sífilis e prevenirá danos futuros, porém não reparará os danos já causados.

Pessoas que recebem tratamento para sífilis devem abster-se de contato sexual até que as feridas estejam completamente saradas. Indivíduos com sífilis devem avisar seus parceiros sexuais para que eles possam ser testados e receber tratamento se necessário. Ter sífilis uma vez não protege a pessoa de sofrer a doença de novo. 

Como pode ser feita a prevenção da sífilis?

O meio mais seguro de evitar contrair doenças sexualmente transmissíveis, incluindo sífilis, é abster-se de contato sexual ou ter um relacionamento monogâmico de longa duração com um parceiro testado que você sabe não estar infectado.

Doenças que causam ulcerações, como a sífilis, podem acontecer em áreas genitais que podem ou não serem cobertas pelo preservativo de látex. Desta forma, o uso correto e consistente de preservativos apenas reduz o risco de transmissão da sífilis quando cobre
toda a área infectada. Uma vez que o preservativo pode não envolver toda área de infecção, até mesmo o seu uso correto e consistente não garante a prevenção. Preservativos lubrificados com espermicidas não dão mais proteção que os outros preservativos lubrificados.

A transmissão de doenças sexualmente transmissíveis, incluindo sífilis, não pode ser prevenida ao lavar os genitais, urinar ou tomar uma ducha depois da relação sexual. Qualquer corrimento anormal, ferida ou erupção deve ser motivo de interromper as atividades sexuais e procurar um médico imediatamente.

 




 

Gonorréia

Gonorréia, também conhecida como blenorragia ou esquentamento, é uma doença sexualmente transmissível (DST) comum. A doença pode afetar todas as partes do corpo embora apareça primeiramente nas áreas genitais.
 
Como acontece?


A gonorréia é causada por bactéria e é altamente contagiosa. A bactéria pode entrar no corpo através de qualquer abertura corporal (vagina, boca, reto).


Ela é na maioria das vezes transmitida através da relação sexual. Nas mulheres, a bactéria normalmente infecta primeiramente o colo do útero. A bactéria pode infectar a garganta e o reto após sexo oral e anal.


Um bebê, cuja mãe tenha gonorréia, pode ter seus olhos infectados durante o nascimento ao passar pelo canal vaginal.


Quais são os sintomas?

Você pode ter gonorréia sem ter nenhum sintoma evidente. Quando os sintomas existem, normalmente aparecem entre 2 e 10 dias após a infecção. Eles podem incluir:


- Sensação de queimação ou dor ao urinar
- Vontade freqüente de urinar

- Corrimento vaginal turvo, amarelo com odor desagradável
- Dor de estômago
- Sangramento menstrual anormal
- Ânus ou reto inflamados (após relação sexual anal)
- Inflamação de garganta (após relação sexual oral)



Se um bebê pegar gonorréia durante o nascimento, um ou ambos os seus olhos ficarão fortemente inflamados.


Como é tratada?


A gonorréia é tratada através de antibióticos, ministrados tanto por via oral quanto por injeções. Devido ao fato de muitas pessoas com gonorréia terem chlamidya (outra doença sexualmente transmissível), talvez deva usar mais de um remédio para curar ambas as doenças. Diga ao médico se é alérgico a penicilina.


Quanto tempo apresenta sintomas?

Os sintomas dependem de há quanto tempo tem a doença, há quanto tempo a infecção foi transmitida e se já teve a doença anteriormente.



Nas mulheres, se somente o colo do útero for infectado, a gonorréia desaparecerá cerca de dois dias após iniciado o tratamento. No entanto, ainda que os sintomas tenham cessado, a medicação oral deverá ser tomada durante todo o tempo prescrito. Sem tratamento, a bactéria pode se espalhar pelo útero, ovários e trompas de falópio, causando possivelmente esterilidade e doenças pélvicas inflamatórias (infecção nas trompas) e risco de gravidez tubária. Se a bactéria entrar na corrente sangüínea, multiplicar-se e espalhar-se, a gonorréia também pode causar artrite, febre, meningite e morte.


Que cuidados devem ser tomados?


Faça retorno médico em 1 ou 2 semanas, para ter certeza de que a bactéria causadora da gonorréia desapareceu. Alguns cuidados imprescindíveis:


- Tome a medicação durante todo o tempo prescrito, ainda que os sintomas tenham cessado antes de ter acabado a medicação.
- Pare de ter relações sexuais até que seu médico diga que não há mais evidências da doença.


Como prevenir a Gonorréia e as suas complicações


É importante dizer ao(s) seu(s) parceiro(s) sexual que ele(s) está(ão) exposto(s) à gonorréia. Outros cuidados:


- Diminuir o risco de infecção, usando sempre preservativos durante relação sexual.
- Não compartilhar toalhas ou objetos pessoais íntimos que podem conter bactéria


Ainda que você não tenha sintomas, mas tenha tido alguma relação sexual sem proteção (sem preservativo), procure seu médico ou clínica para checar gonorréia ou outras DSTs.
 

Infertilidade Femenina

O que é infertilidade feminina

     A infertilidade feminina é um termo usado para mulheres em idade reprodutiva que não são capazes de engravidar por pelo menos um ano tentando. Mulheres que são capazes de engravidar, mas que não conseguem levar a gravidez até o final, também podem ser consideradas inférteis.

Causas da infertilidade feminina

Como explicado anteriormente, a fertilidade feminina requer várias condições. Se apenas uma dessas condições não for satisfeita, a gravidez pode ou não acontecer ou ser interrompida antes do nascimento.

A maioria dos casos de infertilidade feminina resulta de problemas com ovulação. Algumas condições que afetam a ovulação incluem insuficiência ovariana prematura, na qual os ovários param de funcionar antes da menopausa natural, e síndrome do ovário policístico, na qual os ovários podem não liberar ovos regularmente ou não liberar um ovo viável para fecundação. Entre as mulheres com síndrome do ovário policístico, mesmo que um ovo saudável seja liberado e fertilizado, o útero pode não ser receptivo à implantação, o que resulta em infertilidade.

Outras causas de infertilidade feminina podem incluir:
* Tubos de falópio bloqueados devido a endometriose, doença inflamatória pélvica, ou cirurgia.
* Problemas físicos com a parede uterina.
* Fibrose uterina.

O risco de infertilidade feminina também pode ser afetado por certos fatores ambientais e de estilo de vida, como por exemplo:
* Idade.
* Estresse.
* Dieta pobre.
* Estar acima ou abaixo da faixa de peso ideal.
* Fumo, drogas e álcool.
* Medicações.
* Toxinas do ambiente.
* Condições genéticas.
* Outros problemas de saúde, como doenças sexualmente transmissíveis.

Diagnóstico da infertilidade

Embora não conseguir engravidar seja uma indicação de possível infertilidade, somente um médico pode dar o diagnóstico. Aqueles que suspeitam ter infertilidade deve procurar um médico, incluindo:
* Casais que estão tentando engravidar por mais de 1 ano.
* Mulheres que experimentar irregularidades menstruais, ou que tiveram endometriose ou fibrose uterina.
* Mulheres que engravidaram, mas tiveram aborto espontâneo ou parto de natimorto.
* Homens e mulheres com certas condições genéticas.
Tratamento para infertilidade feminina

Há uma variedade de formas de tratamento para infertilidade feminina, incluindo:
* Medicação.
* Cirurgia.
* Inseminação artificial.
* Tecnologia reprodutiva assistida, como fertilização in vitro.

Mais freqüentemente o médico faz tratamento da infertilidade com medicação ou reparação cirúrgica dos órgãos reprodutivos. Adicionalmente, mudanças de estilo de vida também podem contribuir para fertilidade, incluindo redução de estresse, alterações na dieta, e parar de usar drogas ou álcool.
 

Inversão Uterina

A inversão uterina é uma patologia rara mas grave do parto. Descrevem-se dois casos de inversão uterina de 2º e 4º grau, tendo o primeiro um diagnóstico tardio e havendo no segundo caso uma recidiva após a reposição manual, acabando ambos por ter resolução cirúrgica. Os autores abordam em seguida os factores etiológicos, o diagnóstico e a terapêutica.


Diagnóstico 
Diagnóstico de inversão uterina é geralmente baseado nos sinais e sintomas clínicos. Quando há inversão completa, o diagnóstico é mais facilmente feita pela palpação do fundo invertido no orifício cervical ou intróito vaginal, como no caso descrito acima. Na inversão incompleta, palpação da parede uterina no segmento inferior do útero e colo do útero pode ser necessária para o diagnóstico. Sangramento abundante, ausência de útero fundo, ou um defeito óbvio do fundo no exame abdominal, bem como prova de choque com hipotensão grave, continuará a fornecer o clínico com pistas de diagnóstico.


Tratamento
Tratamento de inversão uterina consiste em manipulação manual do útero e agentes farmacológicos para ajudar no relaxamento uterino para correção. Agentes ainda são dadas para causar contração uterina para impedir reinversão e para diminuir a perda de sangue. Se estes métodos falham, a intervenção cirúrgica pode ser necessária.





Fístula Vaginal

O que é:

Fístula vesico-vaginal consiste de uma comunicação entre a bexiga e a vagina, levando à perda contínua de urina.

Causas:

As fístulas surgem principalmente após procedimentos cirúrgicos na região pélvica, em especial histerectomia. Outras causas como radioterapia, tumor de colo de útero, infecções, etc., também podem levar ao surgimento de uma fístula .

Sintomas:

Os principais sintomas são perda de urina contínua e infecção urinária, associadas à história de manipulação cirúrgica da região pélvica. A quantidade de perda urinária varia de acordo com a gravidade da fístula, ou seja, fístulas menores tendem a ter uma perda menor de urina.

Diagnóstico:

O diagnóstico é feito por meio de exames de imagem, incluindo:

1- Uretrocistografia miccional;
2- Cistoscopia;
3- Urografia excretora;

Tratamento:

O tratamento é cirúrgico, com alta chance de sucesso, podendo ser realizado por via vaginal ou abdominal. 

Clamídia


Clamídia ;
A clamídia é uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pela bactéria Chlamydia trachomatis. Afeta os órgãos genitais masculinos ou femininos. Assim como os Vírus e as rickettsias, a clamídia é um parasita intrecelular obrigatório. Pode produzir esporos, o que torna sua disseminação mais fácil. Na verdade , existem apenas tres tipos de Chlamydia . São elas : Chlamydia trachomatis ,Chlamydia psitaci e Chlamydia pneumoniae . E todas elas causam doenças aos seres humanos . A espécie Trachomatis causa cegueira e DSTs . A espécie Pneumoniae causa doenças respiratórias semelhante a pneumonia causada por Micoplasmas . A espécie Psitaci causa ornitose (doença respiratórianos pulmões)e é transmitida pelas aves .

Sintomas

Clamídia é conhecida como uma doença "silenciosa" porque em torno de 3/4 das mulheres e metade dos homens infectados não apresentam sintomas. Caso os sintomas apareçam, eles geralmente se manifestam entre 1-3 semanas depois da contaminação.
Nas mulheres a bactéria inicialmente infecta o cérvix e a uretra. Mulheres que apresentam sintomas podem ter secreções vaginais anormais e sensação de queimação ao urinar. Quando a infecção se espalha do cérvix aos tubos de falópio algumas mulheres ainda podem não apresentar nenhum sintoma, outras têm dores no abdômen inferior e na parte de baixo das costas, náusea, febre, dor durante o sexo e sangramento entre os ciclos menstruais. Infecção de clamídia no cérvix pode se espalhar para o reto.

Tratamento

Clamídia pode ser facilmente tratada e curada com antibióticos. Todos os parceiros sexuais devem ser avaliados, testados e tratados. Pessoas com clamídia devem abster-se de intercurso sexual até que elas e seus parceiros sexuais estejam completamente curados, do contrário a infecção pode ocorrer novamente. Ter múltiplas infecções de clamídia pode colocar a mulher sob alto risco de complicações reprodutivas, incluindo infertilidade.
 - Herpes Genital ;

O que é Herpes Genital?
Herpes genital é uma doença comum causada por um vírus chamado vírus herpes simplex II, que causa bolhas dolorosas que se abrem nos órgãos genitais de ambos os sexos.


Como acontece?
Pode haver contágio através de contato íntimo dos genitais durante relação sexual, boca ou área anal e mãos que estejam infectadas.

Uma vez infectado, o
vírus permanecerá no corpo pelo resto de sua vida. Normalmente, ficará em estado latente, o que significa que não causará sintomas. No entanto, poderá tornar-se ativo por causa de tensões emocionais, roupas apertadas, relações sexuais sem lubrificação suficiente, ou outras doenças e causar feridas novamente. A herpes é altamente contagiosa, principalmente quando apresenta ferimentos, mas também quando não apresentar sintomas e feridas.

Quais são os sintomas?
Os sintomas podem incluir:

- Feridas dolorosas (bolhas) nos genitais (por exemplo, no pênis de um homem ou na área ao redor da vagina de uma mulher), coxas e nádegas
-
Febre (normalmente só na primeira erupção das bolhas)
- Mal-estar geral, dor muscular
- Corrimento vaginal
- Dor ao urinar
- Dificuldade para urinar
- Dor durante a relação sexual
- Coceira
- Sensibilidade, crescimento de caroços com
pus na virilha

Primeiramente, as feridas podem se apresentar como bolhas pequenas e claras, que rapidamente perdem sua cobertura fina causando pequenas feridas (3 a 6mm), rosas ou vermelhas e rasas, sensíveis ao toque e normalmente aparecem em grupos de muitas bolhas ou apenas uma única bolha.

Os sintomas da herpes são normalmente mais fortes durante a primeira erupção, embora algumas pessoas infectadas por herpes não apresentem sintomas.

Como proceder o tratamento?

A herpes genital não tem cura, o
vírus permanecerá no organismo e através da injestão de acyclovir ou famciclovir, que será prescrito por seu médico, os sintomas serão amenizados. Coso esteja grávida, informe ao médico responsável pelo tratamento para que possa decidir a medicação.

A herpes ativa durante a gravidez, poderá ser transmitida ao bebê durante o parto portanto, é prudente informar ao médico para que providências sejam tomadas para evitar o contágio.

Qual a duração dos efeitos?

As feridas normalmente começam a cicatrizar depois de aproximadamente 5 dias e geralmente desaparecem entre 1 e 3 semanas, mas algumas vezes elas podem durar por mais de 6 semanas.

Cerca da metade das pessoas infectadas por herpes têm reincidências, que podem ser mais moderadas e as feridas cicatrizam mais rápido.

Que cuidados devem ser tomados durante a
infecção ativa?

Siga todo o tratamento prescrito pelo médico. Em complementação, quando tiver feridas:

- Use luvas descartáveis para aplicar a medicação para evitar a propagação da infecção a outras partes do corpo através das mãos.
- Ao usar o banheiro faça a higienização da frente para trás .
- Use roupas soltas, preferivelmente de algodão, para permitir a circulação do ar e evitar pressão sobre pele, o que pode causar mais bolhas.
- Tome aspirina, acetamina ou codeína para aliviar a dor.
- Evite compartilhar toalhas ou roupas.
- Evite usar duchas, sabonetes perfumados, sprays, desodorantes higiênicos femininos, ou outros produtos químicos na área genital.
- Evite sol e calor excessivos, o que pode causar mais bolhas.
- Evite contato sexual com outras pessoas.